Newsletter do Blog Além da Influência: Não, tamanho não é documento, viu?
Dá pra ganhar bastante mesmo sem ter milhares de seguidores. O segredo está logo abaixo.
Olá, Gombelândia. Tudo bem?
Esta segunda edição da Newsletter do Blog Além da Influência tem como objetivo te acalmar!
É isso mesmo!
A gente sabe que por mais que o creator foque em construir conteúdos relevantes para comunidade, sempre há aquela ansiedade em crescer seus números. O que eu quero dizer é que é normal querermos aumentar nossos seguidores, curtidas e comentários.
E até aí, faz total sentido: quanto mais aumentarmos nossa comunidade, maior será a distribuição do conteúdo que a gente fizer. Ninguém constrói um modelo de negócio focado em produzir para si mesmo, né?
A pergunta que eu te faço é:
— Aumentar seguidores, curtidas e comentários, significa aumento na taxa de conversão do creator?
— Não!
Surpreendente? Vamos destrinchar esses dados no desenrolar desta edição. Me acompanhe!
Você sabia que creators com menos seguidores têm taxa de conversão 20 vezes maior?
Isso significa que é mais vantajoso uma comunidade menor, porém mais engajada, do que ter milhares (ou milhões) de pessoas que te seguem mas que não te acompanham. Claro que você não vai remover seguidores se passar da fase de micro creator (até 50 mil seguidores), mas foque em ter autoridade sobre o assunto. Como creator, esse fator importa mais do que o tanto de gente que te segue!
Quando pensamos em campanhas de marketing de influência, além da disputa com o grande creator (mais de 1 milhão de seguidores), temos sempre a “concorrência” da publicidade tradicional — vocês já vão entender as aspas (rs). O ponto que eu toco é que nesse tipo de marketing os creators impactam em média 2,5 vezes mais que a publicidade tradicional. Agora me diga: tem concorrência?
O público tende a aceitar mais de quem eles confiam e acompanham. Para as marcas, não compensa apenas dizer ao público que a cerveja é gelada, tem que chamar o creator para beber.
Ok, já sabemos como os creators impactam em relação à publicidade tradicional, mas como eles impactam diretamente o público? Ainda falando de compras, 8 em cada 10 pessoas compram por conta de um influenciador. Outro dado importante é que apenas 16% dos consumidores elencam os influencers como fator de impacto para a compra, ou seja, o consumidor é influenciado sem perceber. Relevante, né?
— Dados e mais dados, mas como o creator pode transformar tudo isso em negócio?
— Adotando a receita recorrente como modelo!
Incorporar modelos de receita recorrente no seu negócio de criação de conteúdo pode transformar a maneira como você gera e mantém sua renda. Adotando estratégias como clubes de membros, cursos regulares e assinaturas automáticas, você não apenas assegura uma base financeira mais estável, mas também fortalece o vínculo com seu público.
No guia “Por que Business Influencers deveriam adotar a receita recorrente como modelo de negócio?”, te explicamos, em detalhes, os tipos de receita recorrente e suas vantagens.
Se você quiser estruturar alguns desses modelos de receita recorrente, bem como alcançar novas parcerias no marketing de influência, entre em contato com a gente através de alguns de nossos canais de comunicação listados abaixo (é só clicar).
A Gombo é a parceira perfeita para cuidar de você!
Já perceberam que damos muita atenção para as expectativas do consumidor e das marcas, mas pouco se fala do que o creator espera de tudo isso?
No Além da Influência esse tema não passa batido, pois é um compromisso da Gombo entender e alinhar o que o creator também espera de suas parcerias com as marcas.
Por isso, te retornamos com outra pergunta: Qual o critério mais importante na hora de aceitar a parceria com uma marca?
Pensou? Então vamos aos dados que mostram as expectativa dos creators:
Se os valores da marca estão alinhados com o meu: 61%
Forma de pagamento e valor da campanha: 59%
Se os produtos ou serviços da marca estão alinhado com o interesse da minha audiência: 41%
O quanto de controle eu tenho sobre o conteúdo: 21%
Quão fácil é trabalhar com a marca (em termos de comunicação e responsividade): 8%
A popularidade e alcance da marca: 7%
Se a divulgação da marca combina comigo e com meu conteúdo: 3%
Fonte: Sprout Social
Faz sentido para você? Conta para gente, é o que queremos saber!
Fofoca de bastidores, o que passa no universo da Gombo?
É com imensa alegria que anunciamos que Soraia Cardoso é a mais nova Gomber!
Com uma trajetória de 20 anos no universo do RH, Soraia Cardoso é aquela profissional que não só entende de pessoas, mas também de como criar ambientes de trabalho mais justos e inclusivos.
Seja bem-vinda à Gombo!
p.s: já adianto que na próxima edição, teremos mais Gombers passando por aqui!
E os nossos Gombers, o que fizeram nessas últimas semanas?
Acesse o Gombou Na Semana do dia 23 (clique aqui) e do dia 30 de agosto (clique aqui) para conferir!
Mesmo assim, toma um spoiler do Erih Carneiro, fundador da Gombo, espalhando a mensagem da agência e matando a saudade dos nossos Gombers no CONARH!
Para quem ainda não conferiu, essa é a uma editoria semanal especialmente para falar dos temas que atravessam o universo dos nossos qualificadíssimos Gombers 💜
Dá tempo de mais uma coisinha?
Gombo indica
Para finalizar, queremos utilizar esse espaço para indicar conteúdos que nos inspiram.
Nesta edição, aproveitamos que estamos no setembro amarelo para indicar o belíssimo trabalho da nossa Gomber Patrícia Pousa, Doutora em Mundo do Trabalho e Saúde Mental na FCM Unicamp e Executiva de Gente e Gestão em Saúde. Nos seus perfis tanto no LinkedIn (clique aqui) quanto no Instagram (clique aqui), Patrícia tem produzido uma série de vídeos e posts sobre saúde mental. Vale a pena conferir!
Chegamos ao fim dessa segunda edição!
Gostou da nossa newsletter? Indique esse conteúdo para quem você acha que precisa receber nossos textos.
Também nos conte o que achou, seu feedback faz toda diferença!
Ficou com alguma dúvida ou quer se aprofundar mais sobre algum desses temas?
Fale com a gente pelo nossos canais de comunicação — é só acessar pelos links abaixo💜
Email: comercial@gombo.com.br
LinkedIn (Gombo)
Até a próxima!